5 cidades perto de BH para um passeio bate e volta
agosto 21, 2019
Uber para mulheres
setembro 1, 2019
Show all

Proteção veicular ou seguro? Saiba qual é a melhor opção

Na hora de proteger seu veículo, muita gente acaba optando pela primeira opção que encontra pela frente, sem conhecer as possibilidades que existem no mercado. Ou, quando conhecem, muitas vezes não sabem quais são as diferenças e qual o melhor custo benefício. O que vale mais a pena: proteção veicular ou seguro para o carro?

Essa é uma dúvida simples, mas a resposta vai variar de pessoa para pessoa. Para não restar questionamentos, e para que você consiga identificar qual é a melhor opção para o seu caso, vamos listar as vantagens e desvantagens tanto da proteção veicular quanto do seguro. Veja só:

Proteção veicular ou seguro? Qual a diferença entre eles?

Antes de tudo, é preciso saber se há diferenças entre proteção veicular e seguro, além de entender como cada um funciona. 

Em resumo, a proteção veicular funciona como uma cooperativa sem fins lucrativos, na qual um grupo de pessoas divide entre si os custos e despesas dos veículos de cada um. Já o seguro automotivo é oferecido por empresas privadas, as seguradoras, que arcam com possíveis prejuízos mediante o pagamento de uma franquia.

Outra diferença é na hora da contratação e nos valores cobrados pela proteção veicular ou seguro. Para contratar um seguro automotivo você passa por uma análise de perfil, que inclui idade, tempo de habilitação, modelo do veículo, endereço, entre outros. A partir dessa análise será definido o valor do seguro, que pode ser pago de uma vez ou parcelado.

Para contratar a proteção veícular, você paga a taxa de adesão e assina o termo de compromisso sem a necessidade de uma análise de perfil. O pagamento é feito mensalmente e o valor pode variar de mês para mês, de acordo com os prejuízos acumulados pelo grupo no mês anterior.

Proteção veicular ou seguro? Vantagens e desvantagens

A principal vantagem da proteção veicular é que as associações conseguem oferecer soluções a baixo custo e, além de eficazes, são adaptáveis de acordo com a necessidade de cada cliente. 

O fato de não haver uma análise de perfil também é uma grande vantagem, já que as seguradoras utilizam características específicas para aumentar consideravelmente o valor do seguro, o que não acontece ao contratar uma proteção veicular.

Em relação às coberturas, não há muita diferença entre proteção veicular e seguro. Assim como as seguradoras, as cooperativas também oferecem proteção contra roubo e furto, colisão, danos causados a terceiros, perda total e prejuízos causados por fenômenos da natureza. 

Um fator que requer um pouco mais de atenção em relação às associações cooperativas são as questões legais. Enquanto existem órgãos que regulamentam o trabalho das seguradoras, com as cooperativas não há uma regulamentação muito forte. Os direitos dos associados são garantidos pela Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Código Civil. 

Isso significa que é necessário escolher muito bem a associação com a qual se vincular, para ter certeza de que ela está dentro das normas legais e que vai lhe oferecer o melhor serviço possível. 
Se quiser contar com o apoio de uma associação cooperativa que trabalha dentro da lei e que vai garantir a proteção do seu veículo, com excelentes benefícios e preço acessível, entre em contato com a Proteminas Brasil e saiba o que podemos lhe oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *